Depois de ter sido convocada para representar o Brasil no atletismo dos Jogos Pan-Americanos, que vão acontecer em julho, em Lima, no Peru, a atleta catarinense Simone Ponte Ferraz, de Jaraguá do Sul (SC), levou mais um troféu para a casa, conquistando a vitória na Maratona 42k de Floripa, com o tempo de em 2h47min, tornando-se bicampeã geral da prova. Conseguimos um tempinho na agenda dessa super campeã, e batemos um bate-papo com a atleta. Confira:
Como foi sua prova na 42k de Floripa? Imaginava que ia ser campeã?
Sim, eu imaginava que ia ser campeã, pois ano passado eu venci a prova e esse ano estou mais preparada, então eu estava bem confiante de que eu conseguiria a vitória. A prova de Floripa não era a prova “alvo”, então eu mantive um ritmo confortável, bem superior do que eu venho correndo, pra finalizar a prova sem um desgaste tão grande.
Como é a sua rotina de treinos?
Minha rotina de treinos é bem intensa, eu treino duas vezes por dia. Os meus treinos são de manhã, na primeira hora do dia e à tarde, eu faço o segundo período por volta de 15h.
Tem alguma dieta especial? Usa suplementos para melhorar o seu desempenho?
Com certeza sim, a dieta é fundamental para o atleta ter um bom desempenho e a suplementação para a gente poder recuperar a musculatura. Então, eu tenho uma nutricionista (Dra Luciana Hasse), que prescreve a suplementação e a minha dieta e um laboratório que fornece toda a suplementação para mim, a Biodora Farmácia de Manipulação.
Como e quando você começou a disputar provas de corrida de rua?
Eu sou atleta de provas de pista, desde 2005 e migrei para a rua (já perdi as contas de quando). Mas, foi em 2015, que eu despontei no esporte e me tornei elite do esporte catarinense, de 2015 para cá.
Qual seu próximo desafio?
Os Jogos Pan-americanos, que acontecem em julho, em Lima, No Peru e eu vou disputar a prova de 3.000 metros com obstáculos. (Simone detém o recorde absoluto catarinense dos 3.000 metros com obstáculos e recentemente conquistou a medalha de bronze para o Brasil no Campeonato Sul- Americano)
Em quem vc se inspira? (Algum atleta, em especial ou ídolo)
Eu me inspiro em Deus, pois tenho uma confiança que a gente tem que ter uma mente positiva e tem que ter muita fé, porque não é fácil treinar e é uma profissão muito difícil ser atleta, então a gente tem que ter muita dedicação, muito pensamento positivo e muita fé. Um ídolo no esporte, pra mim, é o “Mo Farah”, campeão olímpico e mundial britânico, recordista dos 5.000 e 10.000 metros.
Como vê o esporte (Atletismo) no Brasil.
Infelizmente, o esporte precisa evoluir muito...o esporte está sendo deixado de lado (o atletismo), pois não é muito valorizado. Mas, a gente tem que correr atrás e buscar os nossos objetivos, indiferente se tem investimento ou não.
Defina em uma palavra:
- Corrida de Rua = Prazer, Diversão, alegria
- Maratona = Desafio
- "O Melhor Pace é..." = Na Maratona, 3”45/Km. Fechei a Maratona Internacional de Hamburgo, na Alemanha, em 2h38min
- Sonho = Disputar os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020
- Família = Meu porto-seguro
Deixe uma mensagem para os corredores que acompanham o blog.
"Sem disciplina e planejamento, a gente não consegue chegar a lugar algum. Então, se você quer praticar a corrida, tenha disciplina e planejamento que você vai correr a prova que você quiser, você vai ser feliz e vai baixar teu tempo e vai atingir seu objetivo, seja ele qual for".
Agradecimentos. (Pode falar dos seus parceiros e patrocínios).
Agradecimento especial a Equipe Multidisciplinar, que cuida da minha saúde. (Dr Antônio Beleza, Dra Alessandra Scopelli, minha nutricionista Dra Luciana Hasse, Biomédica Maria Luiza M. Beleza, que cuida da minha reabilitação e meu terapeuta Dr Eduardo Zipf.
Meus patrocinadores: RVB Malhas, 361 Brasil, Biodora Farmácia de Manipulação e Rafegi Textil.
Agradeço também ao meu treinador Júnior Gazzoni, que prescreveu minhas planilhas a distância e ao meu esposo Hidalgo dos Anjos, que está sempre me acompanhando e me proporcionado estrutura para que eu possa participar dos eventos e correr de meus objetivos e sonhos.
Commentaires