Honda anuncia patrocínio à Maratona Internacional de Manaus em ano de celebração dos 50 anos de produção de motocicletas no país
- josianysalache
- há 1 dia
- 4 min de leitura
Em 2026, a Honda celebra um marco histórico: 50 anos de produção de motocicletas em Manaus (AM), trajetória que transformou a região, impulsionou o desenvolvimento local e consolidou a empresa como um dos principais agentes econômicos, sociais e tecnológicos do país. Para marcar esse momento, a Moto Honda anuncia seu patrocínio inédito à Maratona Internacional de Manaus, reforçando a conexão entre a marca, a cidade e a comunidade.
Desde sua fundação, a Moto Honda contribui para o desenvolvimento sustentável da região amazônica. Ao se instalar na Zona Franca de Manaus, a fábrica promove a geração de empregos qualificados, renda, capacitação de pessoas e contribui para a preservação do meio ambiente ao inibir atividades baseadas na exploração de recursos naturais.
Para comemorar cinquenta anos de produção nacional e o protagonismo na mobilidade de milhões de brasileiros, a Honda investe em uma edição especial, acertando o direito de naming rights do evento: Maratona de Manaus Moto Honda.

Os vencedores dos 42 km (categorias feminino e masculino) receberão uma CG Titan edição especial de 50 anos, enquanto os vencedores dos 21 km (feminino e masculino) serão premiados com uma Honda Biz.
O incentivo da empresa vai além do patrocínio: colaboradores da Honda também participarão da prova, integrando o programa de saúde e bem‑estar da companhia.
“Apoiar a Maratona reflete atributos que estão no centro da nossa identidade: disciplina, evolução contínua, respeito ao meio ambiente e a capacidade de superar desafios. Esses são os mesmos princípios que orientam a Honda desde sua chegada ao Amazonas, há 50 anos. Ao apoiar esta edição, reafirmamos nossa conexão com a região. A maratona celebra o esforço coletivo e o compromisso com o futuro, valores que também movem a Honda todos os dias.”, afirma Lourival Barros, Head de Produção, Qualidade e Logística da Moto Honda da Amazonia.
Os dias que antecedem a prova também contarão com presença da Honda. Nos dias 3 e 4 de abril, na Expo da Maratona, a marca apresentará um estande imersivo que retrata sua trajetória ao longo dos 50 anos de produção no Brasil, uma oportunidade para o público conhecer mais sobre inovação, história, tecnologia e a relação da empresa com a região.
Cinco décadas de impacto e transformação em Manaus
Maior fabricante de motocicletas da América do Sul e líder absoluta do segmento no Brasil, a Honda começou a importar suas primeiras motocicletas para o país em 1971. Em 1976, instalou sua primeira fábrica no Brasil, na Zona Franca de Manaus, e ao longo dos anos estruturou uma robusta operação de fabricação de componentes e montagem de motocicletas, além de contribuir para o estabelecimento de uma vasta cadeia de suprimentos no país.
Desde a implantação da fábrica em Manaus, a Honda desempenha um papel estratégico na economia local e nacional. A operação industrial tornou-se referência em tecnologia, inovação, eficiência produtiva e responsabilidade ambiental. Hoje, a fábrica da Moto Honda em Manaus é a mais verticalizada fábrica de motocicletas Honda em todo o mundo. Nas instalações, acontece um complexo processo produtivo que vai além da montagem de motocicletas e envolve o desenvolvimento de diversos componentes que integram o produto final, como chassi, rodas, banco, motor entre outros.
Sobre a Honda no Brasil:
Em 1971, a Honda iniciava no Brasil as vendas de suas primeiras motocicletas importadas. Cinco anos depois, era inaugurada a fábrica da Honda Motos, em Manaus. De lá para cá, a unidade produziu mais de 30 milhões de motos, com destaque para a CG, veículo mais vendido do Brasil, além de quadriciclos e de motores estacionários que formam a linha de Motores e Máquinas, também composta por motobombas, roçadeiras, geradores e cortadores de grama. Para facilitar o acesso aos produtos da marca, em 1981 nasceu o Consórcio Honda, administradora de consórcios referência no mercado nacional, que faz parte da estrutura da Honda Serviços Financeiros, também composta pela Seguros Honda e o Banco Honda. Dando continuidade à trajetória de crescimento, em 1992 chegavam ao Brasil os primeiros automóveis Honda importados e, pouco tempo depois, em 1997 a Honda Automóveis do Brasil iniciava a produção, em Sumaré (SP). A segunda planta de automóveis da marca, construída na cidade de Itirapina (SP), foi inaugurada em 2019 e concentra, atualmente, toda produção dos modelos locais, enquanto a unidade de Sumaré se consolida como centro de produção de motores e componentes, desenvolvimento de produtos, estratégia e gestão dos negócios do grupo Honda. Atualmente, mais de 2,5 milhões de automóveis da marca já foram produzidos em solo nacional. Durante esses anos, a empresa também inaugurou Centros Educacionais de Trânsito, de Treinamento Técnico, de Distribuição de Peças e de Pesquisa & Desenvolvimento. Estruturou uma rede de concessionárias hoje composta por aproximadamente 1.300 endereços. Em 2014, em uma iniciativa inédita no segmento, a Honda inaugurou seu primeiro parque eólico do mundo, na cidade de Xangri-Lá (RS). O empreendimento supre toda a demanda de energia elétrica das plantas de automóveis no interior de São Paulo e do escritório na capital paulista, reduzindo os impactos ambientais das operações da empresa. Em 2015, a Honda Aircraft Company anunciou a expansão das vendas do HondaJet, o jato executivo mais avançado do mundo, para o Brasil.
Fonte: Assessoria de Imprensa HONDA


